Buscar
  • Maria Eliza Castro

DESISTA DE BUSCAR SUA METADE DA LARANJA, ELA NAO EXISTE.

O mito da metade da laranja traz a ideia de que existe alguém que se encaixará perfeitamente à você, em TODOS os aspectos. E a partir desse encontro mágico, a vida a dois fluirá harmoniosamente ➡️ “felizes para sempre”.

Sorry, ISSO NÃO EXISTE. Você até pode se sentir assim nos primeiros meses da relação, quando a paixão inunda seu cérebro com substâncias que fazem vc ver seu/sua parceir@ com aqueles óculos “cor de rosa”: tudo é lindo, el@ te completa, te entende, é tudo que você sempre sonhou. Não tem defeitos. E se tem, “ah, não importa, todo o resto é tão especial!”. Dá até uma vontade de cantar Tim Maia: "Você é algo assim, é tudo pra mim, é como eu sonhava baby...". Então você, seu parceir@ e os unicórnios 🦄 seguem nesse mundo por alguns meses, quem sabe até 1 ano ou mais... Até que ... você começa a perceber que unicórnios não existem, nem a perfeição do seu/sua parceir@.


A metade da laranja tem, além da doçura e gostosura, partes amargas, algumas até estragadas e caroços difíceis de engolir. E veio de um pé de laranja (leia-se Família) que insiste em fazer sombra quando você só quer sol. Muitas vezes o que te atraiu no parceiro vira sua principal queixa. A serenidade vira passividade. A coragem vira irresponsabilidade. O foco vira obsessão. A espontaneidade vira “sem noção”. E por aí vai. E aí começa a verdadeira relação, com a pessoa REAL que você escolheu, com suas qualidades e defeitos, nascida e criada em outra família, às vezes até em outro país. Esse é o combo com o qual você tem que lidar.


O amor maduro é o amor APESAR DE. Você ama apesar dos caroços e da parte amarga. “Nossa Eliza, mas as pessoas podem mudar né?” Claro! Sou psicóloga e se não acreditasse nisso mudaria de profissão. Mas as pessoas só mudam SE e QUANDO querem (e depois de muito esforço). Você não consegue mudar ninguém de fora pra dentro.


Então, voltando ao mito da metade da laranja, a minha teoria é que somos frutas inteiras, com partes doces, deliciosas, sabores especias; mas também com partes machucadas, amargas, e sementes difíceis de engolir! E não vamos conseguir transformar a pêra, maçã ou melão em laranja. Mas sim dá pra fazer uma deliciosa salada de frutas! Estamos SEMPRE em processo de amadurecimento e encontrar um/uma parceir@ é uma das melhores formas de melhorar-nos a nós mesmos, SE estivermos DISPOSTOS a fazê-lo.


IMPORTANTE: Se estiver em uma relação abusiva ou violenta, procure ajuda para sair dela e proteger-se.


#relacionamentos #relaçõesamorosas #metadedalaranja #amor

15 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo